segunda-feira, 5 de junho de 2017

Bruxismo



Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).
Possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.
Não se sabe exatamente por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. A incidência tende a diminuir com o passar dos anos. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.

Se você sente dores de cabeça ou incomodo na mandíbula ao acordar, você pode estar apresentando os sintomas do Bruxismo. É uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono produzindo som ou não, acontece tanto em adultos quanto crianças.
“As causas do ato inconsciente de apertar os dentes normalmente estão relacionadas a fatores psicológicos, como tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, medo e, com destaque, estresse, além do mau posicionamento dental”. 

Os sintomas do Bruxismo

As pessoas que sofrem dessa desordem funcional geralmente, apresentam tais sintomas como desgaste dental, amolecimento de dentes, destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono, destruição e sangramento do tecido da gengiva, fadiga facial geral e até ansiedade, estresse e tensão.

Tratamento
Com a consulta ao dentista, ele poderá avaliar a melhor forma de tratar o Bruxismo analisando quais as possíveis causas do mesmo. Ainda que, não se tenha um tratamento eficaz para curar. O profissional pode sugerir formas para diminuir o estresse, por meio da prática frequente de exercícios físicos, meditação, ioga, acupuntura e massagens, entre outras atividades, que podem variar de acordo com o perfil do paciente. Como o bruxismo não raramente vem acompanhado de depressão e ansiedade, pode haver necessidade de um tratamento psiquiátrico. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que não está suficientemente esclarecida. Uma forma que é mais indicada por dentistas é ouso de um dispositivo para dormir. Feito sob encomenda e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. São formas de tratamento, apesar de ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, não é uma cura.

Lembre-se:

Consulte o dentista com regularidade;

Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;
Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.


O BRUXISMO (distúrbio do sono caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes) segundo a Metafísica da Saúde refere-se a negação e a internalização da raiva; os sentimentos mais intensos não são apenas reprimidos, mas principalmente sufocados, manifestando-se durante a noite em que se acesso os conteúdos não conscientizados ou negados durante a vigília.

NOVO PADRÃO: assuma os seus sentimentos, não julgue-os inadequados, tampouco descomedidos; administre-os em vez de recalcá-los.

CROMOTERAPIA: procure dormir com uma luz azul acesa durante a noite ou aplique essa cor antes de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário