sábado, 20 de agosto de 2016

PRECONCEITO


O preconceito existe em todos os lugares e todas as camadas sociais. E não é só aqui no Brasil que existe o preconceito. O importante é cada um ter consciência, entender que somos diferentes. Isso as vezes, requer duras lições de vida para aprender.

O preconceito pode acontecer por conta da cor da pele, pela condição financeira da pessoa, por questão de peso, da preferência sexual, da religião, e até mesmo em relação aos gostos de cada um.

O importante é cada um saber que esse sentimento negativo não nos levará a nada e sim só demonstra o quanto alguns ainda insistem em viver na ignorância, em uma visão limitada da vida, em atitudes que só colaboram para uma sociedade mais violenta e pouco tolerante ao próximo.

É cada um querendo impor seus dogmas apesar de vivermos num país laico. O preconceito é presente por aqueles que desejam sim impor suas vontades e preferências aos outros. E muitas das vezes, a força, com agressividade. Pelo simples fato de considerarem o certo para eles, ser o ideal para todos.

Quem estimula o preconceito normalmente não tem a menor compreensão de si mesmo e não é capaz de entender os outros. É muito triste ver pessoas com pensamentos retrógrados e sendo a favor do preconceito.

Todos esquecemos que Deus está acima de tudo. Ele pai, é único, é criador de tudo e todos. Ele nos deu o livre arbítrio para que possamos assim fazer nossas escolhas. Sejam elas boas ou ruins. É claro que as consequências do mau uso do livre arbítrio sempre será de cada um. Deus não pode ser culpado pelos erros daqueles que plantam intrigas ou vivem insatisfeitos.

Não adianta atacarmos as pessoas que não aceitamos de modo agressivo, por simplesmente consideramos aquilo errado para nós. Pode ser errado para você no seu conceito. Mas a violência gerada através do preconceito, mais cedo ou mais tarde terá que ser reparada. Que todos possamos lembrar que o mundo dá voltas e existe a lei que nenhum ser humano escapa - "a lei do retorno". Por isso a importância de nos doutrinarmos, mesmo que pouco a pouco.




Muitas pessoas conseguem superar o preconceito ao abraçar um esporte, ao fazer um trabalho social, se dedicando a caridade ou mesmo ao se espiritualizar. A mudança vem de dentro para fora. Existem aquelas pessoas que precisam passar por provações para aprender o que vida sempre nos ensinará. E a essa ninguém foge a ''escola da vida''. Aprender que todos nós somos iguais, independente de qualquer coisa.

A indiferença também pode ser considerada um tipo de preconceito. Cada ser humano vive no seu tempo e o importante é respeitar o espaço do outro.

Só existe um caminho para acabarmos com todo e qualquer tipo de preconceito. Esse caminho se chama "educação", tolerância, paciência com próximo, consciência, maturidade e respeito. Só o amor constrói e só ódio dos intolerantes destrói.



Você já parou para pensar se todos fôssemos iguais? Como seria ruim viver num mundo assim. Tem pessoas que não tem as mãos, mais conseguem desenvolver excelentes aptidões com os pés. E se tornam um exemplo de superação, do quanto vale a pena a vida. Esses irmãos queridos sim vêm a terra para nos trazer uma lição de vida.

Muitas tem pernas, tem braços e vivem a reclamar da vida e não fazem nada para melhorá-la. É preciso desabrochar para vida. Aceitar-se como você é, com qualidades e defeitos. A verdadeira felicidade está dentro de você.

Cada ser humano tem seu potencial, suas qualidades e defeitos e devemos apender a superar as limitações. Seja elas quais forem. Aprender a elevar as qualidades e olhar o lado bom de cada um. Valorizar os talentos que você já traz.

Nem todo mundo nasceu para ser um robô da sociedade. Nem todo mundo nasceu para viver as rédias da sociedade. O que é normal é o que vem dos homens e o que é natural vem Deus.

Quem quer um mundo melhor precisa aprender a colaborar para que isso venha acontecer. Plantando a paz, não de fachada e sim com atitudes. Que possamos deixar o orgulho de lado e viver sem rompantes. Sem ressaltar as diferenças nos outros. O que adianta ser bonito por fora sem caráter por dentro. Pense nisso!


Momento para Reflexão

Imorais - Zélia Duncan

Nenhum comentário:

Postar um comentário