OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA YOGA
A prática regular de yoga traz benefícios a médio e longo prazo para o corpo-mente - o conjunto de aspecto físico, psicológicos e espirituais que forma o ser humano. Também proporciona o efeito instantâneo de bem-estar. É simplesmente agradável estar num corpo mais solto e mais livre do que num contraído, tenso e preso. O corpo humano foi feito para ser movimentado livremente. Com a integração de todas as partes que formam a totalidade do seu ser, é comum ao praticante ter a sensação de ser mais alto e mais livre. E mesmo após a prática, ele continua relaxando e se sentindo feliz e à vontade.
De acordo com a filosofia indiana, é uma combinação das três qualidades essenciais chamadas gunas: sattva (estado puro de equilíbrio), rajas (atividade, agitação) e tamas (inércia, indolência, depressão).
A maioria dos praticantes inicia uma sessão de yoga ou em estado de agitação ou hiperatividade ou de indolência ou letargia. No final da maioria das sessões, eles passaram para um estado do tipo sattva, tanto mental como fisicamente.
A yoga proporciona uma sensação de expansão em muitos níveis. Ele permite que você reencontre seu senso de integridade interna que, no mundo acelerado de hoje, é comum se perder. Se você começar a prática com o corpo agitado e a mente hiperativa a ponto de dificultar o foco em algo, a prática apropriada aliviará as tensões físicas e acalmará tanto a mente como as emoções. Se você a inicia com uma disposição físico-mental indolente ou letárgica, a prática apropriada trará de volta o vigor ao seu corpo, a clareza à sua mente e lhe proporcionará uma experiência de paz. Cada prática de yoga representa um aumento de consciência que cria o estado contrário ao da situação em que você se encontra. Sempre que volta realmente para si mesmo, você tem a oportunidade de perceber sua integridade essencial.
A yoga proporciona os meios para ir da paixão para a clareza da imparcialidade, da preocupação para despreocupação e do mal-estar para o bem-estar. Sua prática faz soltar as amarras, deixando a pessoa mais leve e solta para se relacionar. Se a prática escolhida deixar você mais à vontade e feliz, ela é a prática certa para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário