sexta-feira, 10 de julho de 2015

CROMOTERAPIA

O QUE É CROMOTERAPIA?

A cromoterapia é uma prática de cura através das cores, bem antiga, em que grandes civilizações como as do Egito, Grécia, China e Índia, praticavam o uso das cores com objetivo de curar doenças e harmonizar o corpo.

A cromoterapia não é reconhecida pela comunidade científica, mesmo estudos sérios terem mostrado evidências de influências das cores na saúde humana. Essa terapia alternativa muitas vezes é associada com práticas esotéricas como Feng Shui, cristais e astrologia.




BENEFÍCIOS DA CROMOTERAPIA

 

A cromoterapia é capaz de atuar no campo físico, mental e social, podendo ser um grande aliado para:

·         Auxílio nos tratamentos de enxaqueca;
·         Promover a sensação de bem estar;
·         Aumentar a disposição física;
·         Auxiliar tratamentos de insônia;
·         Estimular a circulação sanguínea;
·         Estimular o SNC (Sistema Nervoso Central);
·         Aliviar os sintomas do estresse;
·         Combater o cansaço físico, mental e emocional;
·         Reduzir a ansiedade.

 

SUA ORIGEM

 

O significado de cor vem da palavra grega khrôma.
Não há exatidão da origem da cromoterapia, mas segundo alguns historiadores, a técnica pode ter vindo do Egito antigo, onde há relatos de pessoas que usavam os raios solares para tratamento de algumas doenças.



O significado de algumas das cores usadas na cromoterapia é:


Vermelho: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo.  Área de atuação: ativa a circulação e estimula o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.

Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva. Área de atuação: rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea. Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as ações relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões.

Amarelo: É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. Área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc. É uma cor referente ao chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.

Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Área de atuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica. Corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.

Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. Área de atuação: purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante. É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.

Violeta: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima. Área de atuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infeções e inflamações. O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário