sábado, 30 de setembro de 2017

Xangô


São Jerônimo

30 de Setembro

Dia da Semana que vibra é quarta-feia.

O Império Romano do Ocidente se encontrava no seu ocaso quando São Jerônimo chegou a Roma pela primeira vez, por volta do ano 360. Era então um jovenzinho de 12 anos de idade, inteligente, decidido e voluntarioso, com um futuro promissor diante de si. Filho de família cristã e de boas posses, havia ele concluído o ensino básico em sua pátria — a pequena Stridon, cidade da Dalmácia — e vinha estudar numa das famosas escolas de gramática e retórica da capital do Império.

Duas características do novo aluno logo despertaram a atenção dos mestres: o incomum talento literário e o vivo entusiasmo pelos clássicos latinos, que naquela época constituíam a base do aprendizado das letras. São Jerônimo regalava-se com a leitura destes autores — dos quais, Cícero era o seu preferido — e não poupou dinheiro nem esforços para formar uma biblioteca particular, copiando de próprio punho várias obras. Ademais, dotado de excelente memória, decorava os textos com facilidade e, com seu ânimo belicoso, não hesitava em declamá-los diante da classe, desafiando as burlas dos colegas e as críticas dos professores.

Sempre atraído pela polêmica, tornou-se assíduo frequentador do fórum, onde podia complementar as lições recebidas em classe, observando de perto a nobre arte da oratória. Entretanto, se esta o encantava, jamais o iludiu. Menino sagaz, percebia quanto aquelas discussões — que muitas vezes terminavam em ofensas pessoais — eram em geral movidas pela vaidade, visando a fortuna e o aplauso dos outros. E ele aspirava a coisas mais altas.

Embora fosse ainda catecúmeno — pois naquele tempo normalmente se adiava o Batismo para depois da adolescência, — havia aderido com tal determinação aos princípios religiosos transmitidos pelos pais, que nem mesmo o ambiente de decadência da Urbe conseguiu abalar suas convicções. Assim, nos feriados costumava visitar as catacumbas em companhia de alguns virtuosos amigos, para juntos venerarem os sepulcros dos mártires. Quiçá aquelas galerias sagradas tenham despertado nele o enlevo pela fortaleza dos filhos da Igreja, os quais, enfrentando os césares, as multidões e as feras, tinham abraçado a morte com ­alegria, por amor ao Reino dos Céus. Ele também queria ser admitido nesta Instituição Sagrada, geradora de Santos e heróis.

Quando contava mais ou menos 20 anos de idade, pediu o Batismo. Apesar de não ter deixado nenhuma descrição das circunstâncias em que recebeu este Sacramento — o qual, segundo se crê, foi-lhe administrado pelo Papa Libério, — as afirmações por ele feitas em escritos posteriores denotam o quanto o acontecimento marcou sua vida, a ponto de declarar que se sentia “romano não apenas por linhagem, mas de modo especial por ter obtido junto à Cátedra de São Pedro sua consagração na milícia de Cristo”.

Características dos Filhos de Xangô

Os filhos deste Orixá costumam ser robustos, fortes, e não muito altos, os ombros bem largos e braços fortes e grossos, a maioria acima do peso e com tendência a obesidade, são pessoas bem pesadas, com uma estrutura óssea bem definida e desenvolvida, com ossos fortes e grandes.

O arquétipo de Xangô é aquele das pessoas voluntariosas e enérgicas, altivas e conscientes de sua importância real ou suposta. Das pessoas que podem ser grandes senhores, corteses, mas que não toleram a menor contradição, e, nesses casos, deixam-se possuir por crises de cólera, violentas e incontroláveis. Das pessoas sensíveis ao charme do sexo oposto e que se conduzem com tato e encanto no decurso das reuniões sociais, mas que podem perder o controle e ultrapassar os limites da decência. Enfim, o arquétipo de Xangô é aquele das pessoas que possuem um elevado sentido da sua própria dignidade e das suas obrigações, o que as leva a se comportarem com um misto de severidade e benevolência, segundo o humor do momento, mas sabendo guardar, geralmente, um profundo e constante sentimento de justiça. Como dizem as entidades "trazem o machado na mão' isto é, estão sempre julgando as pessoas e os momentos, e em seguida já executam sua lei, são pessoas teimosas, impulsivas e não aceitam opiniões contrárias a seu entendimento, mas são também carismáticas e alegres.

Ervas de Xangô


Erva de São João


Erva Elevante


Erva Alfavaca Roxa


Angélico


Erva Cavalinha


Erva Aperta-Ruão


Erva Azedinha


Erva Eritrina ou Mulungu


Erva Melão de São Cetano


Erva Amor Agarradinho



Erva Morangueiro


Erva Nega-Mina


Noz Moscada


Panacéia


Erva Pau-de-Colher


Pau Pereira


Erva Pessegueiro


Erva Pixirica


Romã



Erva Sensitiva



 Taioba


Erva Tiririca


Erva Umbaúba



Erva Urucum


Pára-Raio


Erva de Bicho


Oração ao Orixá Xangô

Kaô Kabecilé Xangô. Deus do Fogo e do

trovão. Senhor do raio e da justiça divina,

olhe para mim, Pai, com seus olhos justos e

benditos. E não permita que meus inimigos 

me façam mal, nem no corpo, nem na alma.

Que nenhuma injustiça me abale, 

Salve Deus do machado sagrado,

pelo seu oxé eu peço (faça seu pedido)

Faça-me forte como as rochas que governa.

Puro de alma e de coração, deposito

em suas mãos a minha confiança.

E sendo assim, sei que com sua 

magnitude intercederá por mim.

Me proteja senhor do fogo e da vida,

para que meu ser seja a própria vida de seu

amor e da justiça. Que assim seja!


Ponto na Natureza para fazer Oferendas


Montanhas


Montanhas e pedreiras também


Algumas oferendas para Xangô


Amalá para Xangô


Amalá com mão de Cerá e alguns elementos que também
pertencem a Xangô


Você pode oferendas velas na cor Marrom e também
charutos além do Amalá, camarão


Bebida Cerveja escura, se for colocar na natureza coque numa cuia.


Pedras de Xangô


Rubi

Jaspe Marrom


Pirita


Meteorito


Flores de Xangô


Cravo Vermelho


Cravo Branco


Símbolo


Machado de Xangô


Metal de Xangô


Estanho

Xangô tem relação com o planeta:


Planeta Júpiter

Tem relação direta com o signo de:



Signo de Leão

Elemento de Xangô


Fogo


Algumas tradições fazem a Fogueira de Xangô


Chakra


Chakra Cardíaco

Animais


Tartaruga



Carneiro

Incompatibilidade de Xangô


Cemitério ou Campo Santo


A Morte


Caranguejo


Doenças


Responde com:


14 Búzios abertos



Xangô atua em causas de justiça, processo judiciais, vitória sobre inimigos, situações onde seja karmico.
Os filho de Xangô costumam ficar muito nervosos e chegam a esquentar o sangue quando vêem situações de injustiça. Não gostam de coisas erradas. Costuma ser pessoas corretas.
Alguns filhos e filhas de Xangô podem seguir à área da justiça.
Exemplo: Advogado, desembargador, Juíz, podem exercer algum tipo de trabalhar em cartório.



Pontos de Xangô - Ponto Cantado de Umbanda



Ponto Cantado de Xangô - O leão rugiu. A lua clareou...




Xangô, o vencedor



14 Lenda do Orixá Xangô