Significado dos
Glifos na Astrologia
Círculo - Representa o espírito.
Semicírculo - Representa a mente ou a consciência.
A Cruz - Representa a matéria.
Sol - É formado por círculo (espírito) com um ponto dentro (manifestação da vida), espírito ou núcleo; é a semente da manifestação individual do espírito humano. A união do homem com o divino. Sol representa a expressão deste espírito. O Ponto representa a manifestação da vida. É a manifestação do espírito humano. O Sol é o regente do signo de Leão.
A Lua - Dos semicírculos que dão a ideia de dualidade no ser humano reencarnado, parte consciente e inconsciente, o conhecimento e o instinto. Aqui entra as emoções, as vidas passadas, o que está no consciente e o que está inconsciente. O que está no passado, o que está no presente. A Lua é o regente do signo de Câncer.
Mercúrio - Contém os três elementos: círculo (espírito), semicírculo (mente) e a cruz (matéria). É a representação da mente desde o nível racional até um nível de consciência superior. Mercúrio está ligado a mente ao pensamento. Aqui temos o espírito, temos o semicírculo acima do espírito. É a mente o consciente. A mente recebe as energias do universo. Temos a cruz abaixo do espírito. É o ser humano manifestado na Terra que manifestado no espírito se comunica. A nossa mente é um grande mistério. Mercúrio na Astrologia é regente dos signos de Gêmeos e Libra.
Vênus - Um círculo (espírito) sobre a cruz (matéria). Simboliza a predominância de valores mais elevados sobre as necessidades e apegos sensuais, sensoriais, e materiais. É o regente dos signos de Touro e Libra. O planeta Vênus pede isso para que os nossos valores estejam ligados a valores superiores e elevados e não aos valores materiais e mundanos por isso, que espírito está acima da matéria. Na Astrologia Vênus é chamada de a pequena benéfica.
Marte - Um círculo (espírito) debaixo da cruz (matéria) que depois passou a ser uma seta. Sugere atitude de iniciar ou partir para um objetivo no campo material para impulsionar o espírito para a evolução. No seu aspecto mais elevado representa a capacidade de iniciativa pela interação do espírito com a matéria. Aqui é força que nos faz evoluir. Marte é o regente dos signos de Áries e Escorpião. Marte na Astrologia é chamado de pequeno maléfico.
![]() |
Júpiter - Um semicírculo (mente) por cima da cruz (matéria). Simboliza o desenvolvimento do espírito humano, a expansão da consciência fora da experiência física. Na Astrologia é chamado de "o grande benéfico''. Aqui temos a matéria e acima desta matéria nós temos a consciência ou a mente. A expansão da consciência fora da matéria. A mente vai se expandir para o universo. É a nossa ligação direto da matéria com Deus. É o contato direto da matéria direto com o cosmos. É uma energia direta. Júpiter é o regente dos signos de Sagitário e Peixes.
Saturno - Um semicírculo (mente) por debaixo da cruz (matéria). A matéria física sobre o espírito humano simbolizando a necessidade de vivenciar as experiências mundanas, tomando consciência de si mesmo como forma de atingir um nível consciência superior. Aqui nós temos a matéria e a mente ou a consciência abaixo da matéria. É através do trabalho duro, da experiência na matéria, é através das experiências mundanas que vai começar a fazer essa consciência evoluir. Aqui entra a cobrança. As questões deste plano físico, pesado, denso, coisas mundanas que ensinam para todos nós muitas lições. Saturno é regente dos signos de Capricórnio e Aquário. Na Astrologia é chamado de grande maléfico.
Urano - Dois semicírculos (mente) unida a uma cruz a (matéria) por cima de um círculo (espírito). A matéria fica entre os dois semicírculos e abaixo vem o espírito, indicando a união de duas almas (a divina e a humana) que se juntam num corpo (matéria, concretização), para conseguir expansão espiritual. Aqui nós temos o espírito mais duas consciências unidas a matéria. Temos a consciência individual em seguida a matéria e a consciência coletiva. A matéria uni estas duas mentes. Urano é um planeta altamente mental e de uma mente muito evoluída. Aqui indica união das duas almas a divina e a humana que se juntam em um corpo (matéria) e a concretização para conseguir expansão. Aqui o espírito se expande através das mentes individual e coletiva e onde se alcança a mente superior. Urano é o regente moderno do signo de Aquário.
Netuno - Um semicírculo (mente) atravessando a matéria (cruz). Na versão mais atual é o tridente que pertence ao Deus Netuno; é o espírito humano em evolução, que transcende o físico, indicando a busca da alma por libertação das restrições da matéria. Representa também a busca da evolução sobre a matéria e a nossa dificuldade de lidar com o mundo como ele é. Ele traz a consciência e depois a matéria. A consciência voltada para cima em busca do cosmos. Netuno é o regente moderno do signo de Peixes.
Plutão - Um círculo (espírito) por cima de um semicírculo (mente) e uma cruz (matéria). O espírito está acima da mente, sugerindo a nossa proximidade com o divino. Sugerindo a receptividade espiritual; que domina a matéria. A consciência voltada para cima ou seja elevada. A matéria abaixo desse semicírculo e temos também o espírito acima da matéria da consciência. Plutão é o regente moderno do signo de Escorpião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário